Helsinque (Finlândia) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta segunda-feira (10) a crise do mercado financeiro norte-americano. Ao lado da presidente da Finlândia, Tajia Halonen, ele atacou os especuladores.
?É um problema da política econômica dos Estados Unidos, da ganância de alguns fundos de investimentos que quiseram comprar títulos de risco imaginando que estavam num cassino e tiveram prejuízos. E nós não aceitaremos que joguem nas nossas costas os prejuízos de um jogo [do qual] não participamos?.
Lula reafirmou que o Brasil está tranqüilo, com US$ 160 bilhões em reservas, lembrou que o Brasil passou décadas sem crescer e ironizou os especuladores. ?Apostaram mal e, se o lucro não foi repartido, muito menos queremos repartir os prejuízos?. O presidente convocou os Bancos Centrais dos países em desenvolvimento a assumirem a crise para não prejudicar países em desenvolvimento.
Esta é a primeira vez que um presidente brasileiro visita a Finlândia. Amanhã (11), a comitiva brasileira segue para a Suécia. Dinamarca e Noruega também estão no roteiro. A última escala da viagem, que termina na próxima segunda- feira (17) é a Espanha. O tema das conversas gira em torno do desenvolvimento sustentável, da mudança climática, da cooperação em pesquisa tecnológica e biocombustíveis.