Brasília – O governo federal quer agilizar o licenciamento de usinas hidrelétricas para assegurar o oferecimento de energia limpa nos leilões que serão realizados de 2009 a 2011 para contratação de energia para os cinco anos seguintes. Em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) nesta quarta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a urgente articulação entre os diferentes órgãos do governo envolvidos nos processos de licenciamento.
?Ele quer que levemos propostas objetivas, o que é que temos que fazer para garantir que o país possa usar esse potencial hídrico que a gente tem?, relatou o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner. ?É fundamental garantir a hidreletricidade como base da expansão do suprimento elétrico do Brasil. Isso é quase uma obsessão nossa?, disse o ministro.
Segundo Hubner, não há, no país, usinas hídricas licenciadas e prontas para participar dos leilões de energia elétrica, nos quais as distribuidoras adquirem das empresas geradoras a energia necessária para suprimento do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Em leilão realizado na última semana, foram comercializados 1.304 megawatts de energia para entrega em 2010 – todos os vencedores foram geradores térmicos a óleo combustível.
Ainda este ano será feito novo leilão para compra de energia com entrega em 2012. No ano que vem, haverá outro leilão de energia elétrica para oferta em 2011.
De acordo com o ministro, estão sendo cadastradas usinas a carvão, por exemplo ? no Nordeste, três destas usinas já foram inclusive qualificadas para participar dos leilões.
Hoje, as energias renováveis respondem por 45% da matriz de energia do país, o que faz do Brasil modelo para o mundo, disse Nelson Hubner ? a média mundial é de 12% a 13%. Nos países desenvolvidos, as energias limpas equivalem a apenas 7% da matriz de energia. A manutenção de uma matriz de energia limpa, porém, dependerá da construção de novas usinas hidrelétricas no país, acrescentou.
