Lula pede mais atenção aos filhos

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem aos pais brasileiros que dêem mais atenção aos filhos. "Temos a obrigação de garantir aos nossos filhos um mundo melhor do que aquele que recebemos dos nossos pais. Portanto, estamos tentando fazer a nossa parte, enquanto governo. Mas você, meu amigo e minha amiga, como companheiro do seu filho, faça sua parte, pois você fará mais do que o Estado e do que o governo."

Em seu programa de rádio "Café com o Presidente", dedicado nesta semana à juventude, Lula comentou a crítica do rapper MV Bill, durante o lançamento da Secretaria Nacional da Juventude, de que, antes, os governos olhavam para os jovens, mas não os enxergavam. Lula ressaltou que os pais devem assumir a responsabilidade de saber as necessidades de seus filhos. "Eu tenho cinco filhos e fico sempre imaginando que, muitas vezes, os problemas que as nossas crianças carregam não acontecem fora da nossa casa. Na grande maioria, os problemas acontecem em função do nosso comportamento dentro de casa".

Acompanhado pelo ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da Republica, Luiz Dulci, Lula falou sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), que vai atender jovens entre 18 e 24 anos que não concluíram o ensino fundamental, vivem nas capitais e estão desempregados.

"O que nós estamos fazendo é tentando criar as condições, devolvendo a esse jovem a oportunidade e a esperança para que ele volte a acreditar nas suas próprias forças e para que ele possa trilhar o caminho do bem junto com a sua família. É um investimento extraordinário porque a devolução da esperança e a criação da oportunidade para o jovem não têm preço", destacou o presidente.

No programa, os jovens vão passar pela escolaridade acelerada – concluir as séries que faltam em menos tempo que o normal. Luiz Dulci ressaltou que todo processo vai primar pela qualidade. "Se ele (jovem), por exemplo, abandonou na oitava série, precisa de menos tempo. Se abandonou na quinta série, precisa de mais tempo", afirmou.

Os selecionados vão aprender também uma profissão. Cada aluno vai receber um auxílio mensal de R$ 100.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo