O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa amanhã, às 16h, da cerimônia de homenagem aos militares mortos no Haiti, na Base Aérea de Brasília. A informação é do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Participam da solenidade autoridades civis e militares e familiares das vítimas do terremoto que atingiu aquele país no último dia 12.
Os corpos de 17 dos 18 militares brasileiros mortos chegam ainda hoje a Brasília. Um dos corpos que estava desaparecido, do major Márcio Guimarães Martins, foi localizado, mas continua no Haiti.
Em nota divulgada nesta tarde, o GSI informou que o Gabinete de Crise, montado pelo governo federal, avaliou a questão de logística do transporte de carga. Na avaliação dos integrantes do gabinete, é preciso dar ênfase ao pleno aproveitamento da capacidade de carga das aeronaves, o condicionamento para o transporte da carga disponível, o fluxo terrestre do material, até os pontos de embarque no Brasil e as prioridades para pouso no aeroporto de Porto Príncipe.
Foi decidido também o envio ao Haiti de uma equipe do Itamaraty e dos ministérios da Defesa, Saúde e Integração Nacional, que irá àquele país levantar prioridades na remessa de suprimentos.