Lula no JN: “Lealdade sempre; traição aos ideais, não”

Em entrevista ao vivo no Jornal Nacional desta noite, na TV Globo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma série de homenagens ao assistir imagens de seu passado como sindicalista e das festas que ocorreram em todo o país após a confirmação de que havia sido eleito, na noite de ontem.

“Haja coração”, reagiu o petista ao assistir, emocionado, às várias declarações de confiança e alegria de eleitores brasileiros.

Durante a entrevista, Lula reiterou que pretende trabalhar incansavelmente para cumprir tudo o que está em seu programa de governo. O presidente eleito enfatizou que irá travar uma guerra contra a fome desde o primeiro dia de seu governo. Para isso, criará uma secretaria especial, ligada à Presidência da República, que articulará todas as políticas de combate à miséria e envolvererá organizações não-governamentais, igrejas e sociedade civil nessa batalha.

Questionado novamente sobre nomes que comporão seu futuro governo, negou-se a dar qualquer informação.  “Não posso me render a pressões alheias. Daqui a pouco o governo será montado de fora para dentro”, endureceu. Após várias tentativas do jornalista William Bonner de obter mais detalhes, Lula deu algumas pistas ?vagas? sobre o perfil do futuro presidente do Banco Central. “Será uma pessoa da minha confiança, com capacidade, competência e que entenda de mercado”, afirmou. Lula disse ainda que o titular do BC não precisa necessariamente ser filiado ao PT.

O petista diz ter um time em mente para assumir as pastas do próximo governo, mas ressaltou que sua sensibilidade política o obriga a conversar mais com aliados e parceiros antes de decidir definitivamente.

Lula também elogiou o presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo seu “comportamento digno” ao preparar uma transição organizada e tranqüila. Amanhã será divulgada a equipe de transição escolhida por Lula, que terá perfil eminentemente técnico, segundo ele.

Ao final da entrevista, depois de novas cenas que o homenageavam, Lula agradeceu ao povo brasileiro e concluiu com uma mensagem ao país: “Lealdade sempre; traição aos ideais, não.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo