O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a negar nesta segunda-feira (29), na Bahia, a possibilidade de uma articulação para que permaneça por mais quatro anos no cargo de presidente. Ao contar que foi abordado por jornalistas sobre o assunto no sábado, ele disse ter sido pego de surpresa. "Pensei que ia ser uma pergunta sobre meu aniversário", disse. "Democracia é bom demais e a gente não pode brincar com ela nos países da América Latina", emendou.

continua após a publicidade

Lula disse ainda que não deve fazer comentários sobre este assunto para não "palpitar" no mandato de seu sucessor. Ainda assim, ele lembrou que é defensor da tese de que o País deveria adotar um mandato presidencial superior a quatro anos sem reeleição.

Lula anunciou hoje investimentos em obras como a ferrovia Oeste-Leste e o novo aeroporto de Ilhéus, na Bahia. Outra medida divulgada foi a revitalização de mais um trecho da BR-101 no território baiano. Lula esteve acompanhado por diversas autoridades, entre elas o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.

continua após a publicidade