O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (26), em Niterói (RJ),do lançamento do Programa de Modernização e Expansão da Frota e de Embarcações de Apoio da Petrobras e da segunda etapa do Programa de Modernização da Frota de Petroleiros (Promef), da Transpetro.

continua após a publicidade

No total são 146 embarcações de apoio da Petrobras com valor estimado em R$ 5 bilhões, e 23 petroleiros da Transpetro, cujo valor não foi divulgado. Os navios terão de ser construídos no Brasil, com um mínimo de 70% de conteúdo nacional.

Segundo a Petrobras, cada navio vai gerar cerca de 500 postos de trabalho, em um total aproximado de 73 mil novos empregos, somados a 22 mil estimados pela Transpetro, pelos próximos seis anos. Durante esse período, serão realizadas sete licitações.

Entre as embarcações programadas pela Petrobras, 64 serão destinadas s atividades de suprimento, 54 ao manuseio de âncoras de grande porte, 18 para operações de recolhimento de óleo exigência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e dez rebocadores.

continua após a publicidade

Também fazem parte do pacote a possível contratação de dois superpetroleiros com capacidade de 300 mil toneladas, considerados os maiores do mundo, a um custo de US$ 180 milhões, cada.

A Petrobras pretende ainda contratar 40 navios-sonda e plataformas de perfuração semi-submergíveis para operarem em águas profundas e ultraprofundas, com expectativa de entrar em operação até 2017.

continua após a publicidade