Mensagem indicando o engenheiro civil Alexandre Gomes de Barros para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e completar o mandato da ex-diretora Denise Abreu foi enviada ao Senado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Gomes de Barros é professor assistente na Universidade de Calgary, no Canadá. A mensagem de Lula está na edição de hoje do "Diário Oficial da União".

continua após a publicidade

Em razão da crise na aviação civil, quatro diretores da Anac já deixaram os cargos. Dos que exerciam as funções durante a crise, apenas o presidente da agência, Milton Zuanazzi, permanece no cargo. Ontem (14), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que, assim que o Congresso aprovar o nome dos outros três indicados pelo governo para a direção na Anac, Zuanazzi poderá deixar o cargo. "No momento que tivermos os três (nomes aprovados pelo Senado), aí, há condições para que o senhor Milton Zuanazzi se retire", declarou Jobim.

Jobim disse esperar que o plenário do Senado aprove nesta semana o nome do brigadeiro da reserva Allemander Pereira Filho. Jobim disse ainda que tem conversado com o senador Marcondes Perillo (PSDB-GO), presidente da Comissão de Infra-estrutura do Senado, para que seja apressada a sabatina dos outros dois indicados para assumir a direção da Anac.

continua após a publicidade