Rio – Uma lula com aproximadamente 18 quilos e 1,40 metro foi a atração ontem no Mercado de Peixes São Pedro, em Niterói, no Grande Rio. Ela foi capturada segunda-feira, por pescadores na costa de Cabo Frio, na Região dos Lagos, e vendida para um comerciante. Segundo especialistas, o peso das lulas que normalmente são pescadas, varia entre 200 e 300 gramas e medem 30 centímetros.
A professora Cordélia Gueron, que é doutora em malacologia (estudo das lulas) pela Universidade de São Paulo (USP), explica que as espécies maiores desse molusco geralmente são encontradas em águas mais frias e, por isso, são raras no Brasil. “É difícil encontrar uma lula assim. Ela pode ter vindo com a ressurgência (fenômeno pelo qual a água fria sobe e fica mais próxima à superfície). Aqui no País, a lula comum chega a ter no máximo meio metro.”
A lula chamou a atenção no mercado de peixes. Até o comerciante Ademir de França, de 35 anos, que comprou o molusco dos pescadores, se surpreendeu com o movimento em sua barraca. “Muita gente veio ver. Virou atração. Não pensei que existisse uma lula desse tamanho, só em filme.” França disse que pretendia vender por R$ 15,00 o quilo da lula.