Cássia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, ontem, em Cássia, interior de Minas Gerais, que não fala mais em reforma ministerial. ?Esse assunto está superado. Não discuto mais isso. A partir de agora eu só discuto o biodiesel e as perspectivas do Brasil para o futuro. Estou muito otimista com o futuro do País?, disse Lula, depois de inaugurar a primeira usina brasileira de biodiesel, na cidade de Cássia (MG), que fica a 45 quilômetros de Franca, na divisa de Minas Gerais com São Paulo.

continua após a publicidade

Lula preferiu usar o exemplo da Usina de Biodiesel da Soyminas em Cássia como ?um exemplo econômico; é uma lição política a ser aprendida e multiplicada?. Para o presidente, ?poucas vezes na nossa história pudemos ver o que estamos presenciando aqui, um programa de governo vindo à prática de forma tão pedagógica e promissora, pois nós sabemos o quanto é difícil tirar uma idéia do papel?. O presidente afirmou que boas idéias para governar são importantes. ?Esse é um desafio fantástico, porque quem é governo sabe que não faltam boas idéias?, afirmou Lula.

Ele falou também da dificuldade que o governante tem de transformar uma boa idéia em algo prático. ?Sabemos o quanto é complexo garantir uma política de desenvolvimento que preserve, na sua identidade, a delicada travessia da teoria para a prática?, disse. E confessou que ?eu, pelo menos, recebo 200 novas idéias por dia; acho que cada ministro recebe outras 300. Em cada lugar que a gente chega tem um monte de gente colocando idéia na cabeça. Agora, na hora em que você tenta transformar essa idéia em prática, aí é que é duro?.

Ele comparou o governante a um médico: ?É a mesma coisa que um médico diagnosticar uma doença em uma pessoa. Entre o diagnóstico e a cura, haja remédio para curar, haja dor de cabeça, haja paciência?. E disse que o biodiesel enfrentava ?esse batismo de fogo, amparado em uma convergência de forças exemplarmente reunidas aqui neste município?. Para o presidente, ?trata-se de uma cuidadosa articulação de parcerias, na qual cada um faz com esmero a sua parte: a Prefeitura, as empresas privadas, o governo federal e a agricultura familiar?.

continua após a publicidade

Biodiesel reduzirá importação de petróleo

Cássia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, ontem, que o biodiesel é ?uma esperança para o futuro da humanidade? e deverá contribuir para a redução das importações de petróleo pelo País neste ano. Ele inaugurou pela manhã uma usina que produzirá o combustível em Cássia, em Minas Gerais. Além de ser uma tecnologia limpa, ou não poluente, o biodiesel também tem vantagens econômicas. Segundo a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, ele reduzirá em US$ 425 milhões neste ano os gastos do País com importações de derivados de petróleo. Lula destacou que o Brasil importa hoje cerca de US$ 2 bilhões de petróleo, matéria-prima do diesel comum.

continua após a publicidade

?Com o biodiesel, poderemos evitar uma guerra por causa do petróleo. Não vai precisar um país consumidor invadir um país produtor só por causa do petróleo?, dsse Lula, numa referência implícita à invasão do Iraque pelos Estados Unidos, em 2003. O presidente Lula, que estava acompanhado por Dilma Roussef e pelos ministros Roberto Rodrigues (Agricultura) e Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), manifestou-se muito otimista com as perspectivas do biodiesel para o futuro do País e do mundo.