Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (7) que espera reciprocidade da Espanha no tratamento aos brasileiros que viajam àquele país.
Em entrevista coletiva no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, onde homenageou com um jantar o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, Lula atribuiu o problema ao ?clima tenso na Europa? em relação à imigração.
O presidente salientou que a exemplo de Portugal, o Brasil mantém uma relação histórica com a Espanha, e que o Brasil sempre recebeu de braços abertos imigrantes de todas as nações do mundo. ?A única coisa que eu peço é que todos os países do mundo tratem os brasileiros em seus países como nós tratamos eles aqui?.
Ele disse que a tensão eleitoral na Espanha pode ter aguçado o tema da imigração, uma vez que esse assunto é muito forte na Europa.
?Normalmente os partidos mais conservadores têm quase uma vontade de proibir que os pobres de outros países adentrem em seus países, sem se lembrar que um dia nós recebemos os pobres dos países deles. A única coisa que eu quero é reciprocidade?, disse.
A eleição na Espanha será no domingo(9). O presidente disse esperar que já na semana que vem faça um contato com o presidente espanhol para conversar.
?Não é possível que depois de tantos anos de relação a gente tenha brasileiro sendo proibido de entrar na Espanha?.