Brasília (AE) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, defendeu ontem o reajuste de salários dos funcionários públicos e ações do governo na área social neste ano de eleições. Durante o lançamento do programa Universidade Aberta do Brasil, que abrirá vagas para cursos à distância, Lula assegurou que os projetos sociais levam em conta todas as "colorações" partidárias e ideológicas.

continua após a publicidade

"Não queremos, quando tratamos de investimentos em educação ou em outra coisa, ficar perguntando quem é o prefeito, se ele é bom, ruim ou do partido tal", afirmou. "Queremos saber se o povo daquela cidade tem as necessidades para as quais temos interesse de fazer a política."

Em viagem a Ouro Branco (MG), dois dias antes, ele reclamou que a lei o impede de governar neste ano de eleição. Nas últimas semanas, Lula e os ministros da área política oscilam, com afagos ou ataques velados, no tratamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde o início deste mês, o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, posiciona-se contra as decisões da administração federal de aumento da remuneração de funcionários públicos, acusando o Poder Executivo de agir de olho nas urnas. A oposição acusa o Executivo de fazer ações eleitoreiras pelo interior.

continua após a publicidade