Apesar da dissidência que levou à recente derrota do governo no Senado com a anulação da medida provisória (MP) que criaria a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, que está sob suspeita de envolvimento no esquema do mensalão em Minas Gerais. Lula destacou a importância do ministro para a unidade da base aliada e afirmou que Mares Guia vai provar sua inocência.
De acordo com participantes do jantar que Lula esteve ontem, no Palácio da Alvorada, com líderes dos partidos aliados na Câmara, o presidente reforçou a posição de Mares Guia, elogiando o seu desempenho na articulação do governo.
O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), contou que Lula estava descontraído no jantar, durante o qual, segundo o deputado, não se falou de cargos no segundo escalão do governo. "Não havia clima", disse. Ainda de acordo com Alves, o presidente deixou claro que participará das campanhas eleitorais municipais em 2008, mas só subirá aos palanques em que não houver candidatos de partidos da base aliada em disputa.