Recife

– Os dois candidatos à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e José Serra (PSDB), concentraram ontem seus esforços de campanha, na região Nordeste do Brasil. Enquanto Serra passou o dia no estado do Ceará, onde teve poucos votos no primeiro turno em função da candidatura de Ciro Gomes, que mais atacou, Lula faz uma maratona desse a noite de segunda-feira por quatro estados. A passagem de Serra pelo Ceará agora contou com um forte aliado, o ex-governador e senador eleito Tasso Jereissati, que no primeiro turno abandonou o barco do PSDB para apoiar Ciro.

Lula começou a empreitada no Nordeste com um comício em Natal, capital do Rio Grande do Norte, reunindo milhares de simpatizantes. O presidenciável também visita os estados da Paraíba, Pernambuco e Sergipe, antes de viajar para Brasília.

Nesses estados, os votos de Lula no primeiro turno ficaram bem aquém da média nacional de 46 por cento e, por isso, o candidato pretende reforçar alianças. E alianças, de norte a sul, foi o que o candidato mais conquistou depois que venceu o primeiro turno. Nenhuma, entretanto, foi mais surpreendente que a do ex-ministro de governos militares Delfim Netto.

continua após a publicidade

continua após a publicidade