Lula e Sarkozy se reúnem na terça na Guiana Francesa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, discutirão na próxima terça-feira, em São Jorge do Oiapoque, uma pequena cidade da Guiana Francesa, cooperação nas áreas ambiental, militar, nuclear e de infra-estrutura. Durante a visita, Lula e Sarkozy vão lançar a pedra fundamental de uma ponte de 400 metros de extensão, orçada em R$ 38,6 milhões, sobre o rio Oiapoque, que ligará a cidade ultramar francesa à brasileira Oiapoque, no Amapá.

Em entrevista, o porta-voz do Palácio do Planalto, Marcelo Baumbach, informou que Lula pode comentar com Sarkozy sobre a rodada comercial de Doha e o pleito brasileiro de reduzir os subsídios agrícolas dos países desenvolvidos. Lula embarcará para o Oiapoque às 8 horas de terça-feira. Fará a travessia de barco do rio Oiapoque, e será recebido às 11h30 no porto de São Jorge pelo presidente francês.

Na sede da prefeitura da cidade, às 12 horas, Lula e Sarkozy devem discutir os acordos de defesa na Amazônia e projetos de inovação tecnológica. A construção de um submarino nuclear pelos dois países não é um tema "preponderante" da agenda, disse o porta-voz Marcelo Baumbach. O assunto foi discutido em Paris, na semana passada, pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Os dois presidentes almoçarão ainda em São Jorge por volta de 13h30.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo