Lula e Merkel prometem atuar por acordo sobre o clima

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a chanceler alemã, Angela Merkel, prometeram hoje atuar por um acordo nas negociações climáticas em Copenhague e demonstraram apoio a uma conclusão rápida da rodada Doha de negociações de comércio mundial, informou o porta-voz do governo alemão Ulrich Wilhelm. A conferência climática das Nações Unidas acontece em 17 e 18 de dezembro.

Em comunicado depois de conversações bilaterais entre os dois líderes, Wilhelm disse que Merkel e Lula sinalizaram disposição de “contribuir para uma conclusão bem sucedida da conferência climática da ONU (Organização das Nações Unidas) em Copenhague”. Ele também afirmou que os dois países visam a um entendimento em todos “os elementos essenciais de um novo tratado climático e a concordar com um calendário” para transformar o acordo de Copenhague em um “acordo obrigatório”.

Ambos também “concordaram em agir em conjunto contra o protecionismo e apoiar a eliminação de todos os tipos de distorções de competição no comércio internacional, assim como (chegar) a um entendimento rápido, ambicioso e equilibrado da rodada Doha”, afirmou o porta-voz.

As delegações alemã e brasileira também assinaram diversos acordos, incluindo um memorando de entendimento sobre cooperação econômica para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016 – ambos os eventos serão sediados pelo Brasil -, bem como uma declaração de intenção de cooperação para combater as mudanças climáticas. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna