O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse , em entrevista no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, ao lado do presidente Hugo Chávez, da Venezuela, que os dois presidentes têm disposição política para que o Brasil tenha participação acionária de 40% na faixa de Orinoco, na Venezuela, assim como a Venezuela participe com 40% na refinaria de petróleo Abreu e Lima, em Pernambuco.
"Mostramos nossa disposição política, mas os administradores das nossas empresas (Petrobras e PDVSA) discutem tecnicamente o que fazer – desde preço até reservas e tipo de tecnologia que vai ser usada. Isto vai acontecer. Pode não ser 40%, pode ser 30%, 45%, mas vai acontecer." Segundo Lula, há interesse estratégico dos dois países. "Sempre demora um pouco mais que a nossa vontade, mas vai acontecer.
Lula prevê que a refinaria começará a funcionar em 2010. Ela está localizada no complexo portuário de Suape, no município de Ipojuca (PE). "Temos muito tempo para construir o estatuto. A obra está em andamento, vamos concluir no momento que será concluído.
A Petrobras e a PDVSA assinaram um contrato de associação para a construção da refinaria Abreu e Lima, que representa investimento total de US$ 4,05 bilhões. Entre as pendências para a assinatura do contrato definitivo estão o estatuto e a participação acionária da Petrobras na plataforma de Carabobo, na faixa do Orinoco, na Venezuela.