Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (16) que o jovem precisa ser ousado e estudar, para ter uma vida melhor. "O jovem de 15 anos, ou o jovem de 20 anos, não tem direito de reclamar que as coisas estão ruins, porque a vida toda ele ainda tem para vencer os obstáculos", disse o presidente, ao inaugurar em Congonhas (MG) a Unidade de Ensino Descentralizada (Uned), vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (Cefet).

continua após a publicidade

Segundo Lula, o jovem precisa fazer esforço agora para poder gozar amanhã do esforço feito hoje. "Não pode ter preguiça para estudar, porque a preguiça de hoje será a desgraça de amanhã. É preciso levantar com disposição de estudar", acrescentou.

Lula ressaltou que fez curso profissionalizande e que sua vida "mudou" a partir daí. O presidente lembrou que, antes de chegar à Presidência, disputou quatro e perdeu três eleições. "Foi a minha perseverança que fez com que eu chegasse à Presidência da República deste país. Se eu cheguei, vocês podem chegar a ser o que vocês quiserem", afirmou.

O presidente destacou que é urgente a formação de mão-de-obra qualificada no país e disse que, em oito anos, serão criadas 214 escolas técnicas no país.

continua após a publicidade

De acordo com o Ministério da Educação, na Uned de Congonhas foram investidos R$ 2,4 milhões. A escola oferece cursos de edificações, mecânica, produção industrial e metalurgia. Quando estiver com sua capacidade operacional completa, atenderá 1.020 alunos. As unidades de ensino descentralizadas são escolas com sede própria, mas vinculadas administrativa, pedagógica e financeiramente a outra escola, geralmente Cefet, que oferece graduação e pós-graduação na área tecnológica, além de cursos de formação pedagógica, de nível básico, técnico e de ensino médio.