Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (23) estar ciente das carências da Força Aérea Brasileira (FAB), e que está comprometido em reestruturar a Aeronáutica.
"Estou consciente da atual situação vivida pela frota da Aeronáutica. Conheço as suas carências e estou comprometido com o ministro Jobim [Nelson Jobim, da Defesa] e o brigadeiro Saito [Juniti Saito, comandante da Aeronáutica] na busca de soluções de curto, médio e longo prazos. Todos nós sabemos que o Brasil, por suas dimensões continentais, pela complexidade de sua sociedade, pelas imensas riquezas que possui, necessita sempre ter uma Força Aérea à altura de sua missão constitucional", afirmou Lula, em mensagem lida pelo locutor da cerimônia da entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico, na Base Aérea de Brasília.
De acordo com a mensagem presidencial, o governo trabalha "por uma FAB cada vez mais compatível com a estatura político-estratégica do país, que tenha plena capacidade operacional".
Já o ministro Nelson Jobim afirmou que o reaparelhamento da FAB passa pela elaboração do Plano Nacional Estratégico de Defesa. Ponderou, no entanto, que a compra de equipamentos não pode ser anterior à definição dos objetivos do plano.
"O equipamento não antecede a fixação de estudo. Ele corresponde à necessidade através de objetivos fixados pelo plano", afirmou Jobim.
Ele admitiu que a Aeronáutica e a Marinha encontram-se em piores condições.