Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr |
Presidente Lula ressaltou a união da América do Sul. |
Brasília – Ao lado do colega venezuelano Hugo Chávez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que em nenhum momento a América do Sul esteve tão unida.
?Nunca, em nenhum momento da história deste continente, nos estivemos tão próximos de construir uma verdadeira unidade sul-americana?, disse. Os dois concederam uma entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira (27), em Recife.
Segundo Lula, os sul-americanos estavam de costas uns para os outros e os governantes pareciam não falar a mesma língua: ?É como se fôssemos governantes cegos e surdos, se falássemos línguas muito diferentes e não nos entendêssemos. Era como se fosse uma Torre de Babel. Todo mundo próximo, mas sem ninguém entender ninguém?. Para o presidente brasileiro, a atual integração da América do Sul, com ou sem problemas, é ?irreversível?.
Ontem os presidentes visitaram as obras da Refinaria Abre e Lima e hoje, durante a coletiva, Lula afirmou que uma primeira parte do acordo foi fechada para que a construção seja uma parceria entre Brasil e Venezuela.