AE – Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato da coligação A Força do Povo (PT-PRB-PC do B) à reeleição, não participará do debate com o candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB), da coligação Por um Brasil Decente (PSDB-PFL), previsto para terça-feira, na Rede Gazeta de Televisão, em São Paulo. A informação foi dada ontem pelo presidente nacional do PT e coordenador-geral da campanha de Lula, Marco Aurélio Garcia.
Lula desistiu do programa, segundo Garcia, por questões de agenda. ?O presidente não poderá ir?, afirmou. Entretanto, o compromisso que teria motivado o cancelamento da participação de Lula não foi divulgado. A Rede Gazeta informou que soube pela imprensa da desistência. À noite, a emissora recebeu comunicado oficial da coordenação da campanha dele.
O cancelamento foi anunciado um dia depois de Lula ter admitido, pela primeira vez, que errou ao faltar nos debates no primeiro turno. O mea-culpa foi na estréia da publicidade eleitoral gratuita no segundo turno.
O presidente apontou a ?baixaria? promovida pelos adversários como motivo da ausência nas discussões na primeira etapa da disputa.