Lula descarta muro na fronteira com Paraguai

 Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

Lula: "Muro não vai ter".

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista publicada ontem nos jornais paraguaios La Nación e Ultima Hora, que a Receita Federal está proibida de continuar as obras de um polêmico muro na fronteira de Foz do Iguaçu com Ciudad del Este, supostamente para impedir o contrabando de produtos eletrônicos e cigarros. ?Muro não vai ter. Muro, chega o de Berlim, chega o do México, agora, com os Estados Unidos, chega o da Faixa de Gaza?, disse. ?Não queremos muro.?

Às vésperas da viagem a Assunção, onde estará amanhã, Lula aproveitou a entrevista realizada quinta-feira no Planalto para negar que irá fazer uma oferta de US$ 4 bilhões de compra da parte paraguaia da Usina Hidrelétrica de Itaipu, construída nos anos 1970. No início da semana, o Itamaraty já havia negado a notícia divulgada na imprensa brasileira. O presidente deixou claro também, na entrevista, que acha ?complicado? alterar o tratado entre os dois países que definiu o uso da produção de Itaipu, assinado em 1973.

A imprensa de Assunção critica a falta de interesse do governo brasileiro de atender pedidos do Paraguai, como o aumento no valor da energia excedente do Paraguai. O jornal La Nación destacou hoje que ?Lula lança contra-oferta para não renegociar Itaipu?. O presidente não deu garantias de que o Brasil esteja disposto a aumentar o preço da energia excedente, que pelo acordo de construção da usina tem direito a 50% da produção. O Paraguai só consome 5% dessa energia.

Lula, na entrevista, ressaltou que o Brasil quer ajudar o país vizinho a construir linhas de transmissão e aprovar um fundo de desenvolvimento voltado para as nações do Mercosul. ?O que precisamos discutir nesse momento é como ajudar o Paraguai a ter um crescimento econômico vigoroso, possa se industrializar e ter uma agricultura moderna.?

Na segunda-feira, Lula e o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, vão inaugurar mais duas turbinas de Itaipu, que agora passa a operar com 20 turbinas. A capacidade de geração de energia da usina passa de 12,6 mil MW para 14 mil MW. Lula embarca amanhã para Foz do Iguaçu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo