Brasília – A candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza (CE), Luizianne Lins, recebeu ontem apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu gravar um depoimento para o seu programa eleitoral. Luizianne teve uma conversa de uma hora com o presidente, sem a presença dos ministros da Casa Civil, José Dirceu, e da Coordenação Política, Aldo Rebelo, que normalmente participam dessas audiências. “O presidente foi generoso, fez observações do ponto de vista partidário e demonstrou humildade que faltou em muita gente do PT”, disse a candidata, ao deixar o Palácio do Planalto.
O clima eleitoral esquentou em Fortaleza. Os dois candidatos que disputam o segundo turno na capital cearense Luizianne Lins (PT) e Moroni Torgan (PFL), passaram a semana trocando acusações nos seus respectivos programas de rádio e televisão do horário eleitoral gratuito. Torgan acusou a adversária petista de incitar o homossexualismo. Luizianne partiu para o contra-ataque, chamando Moroni de “fascista” e “preconceituoso”, além de repetir nos comícios palavras ditas pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), em entrevistas, de que o candidato do PFL estava acompanhado por torturadores.
Luizianne também acusa Moroni de tentar esconder o nome do partido ao qual pertence. “Ele não diz, mas ele é do PFL, que representa tudo o que o nosso País sofreu em 500 anos de opressão. E só não está no poder central porque no poder central está o governo do Lula”, disse Luizianne.
A campanha eleitoral em Fortaleza não foi o único assunto na agenda de ontem no Palácio do Planalto. Lula disse, na cerimônia de apresentação de ações da educação alimentar e nutricional, que o programa Fome Zero despertou “a maior campanha de solidariedade que já se viu neste País” e reiterou que o combate à fome não é uma responsabilidade e um programa só do governo, mas tem que ser assumido pela sociedade brasileira. Segundo o presidente, “o papel do governo não é de se fechar na burocracia de um gabinete, de um secretário, um ministro e um chefe. É abrir espaço para que a sociedade faça do jeito que ela quiser fazer, como ela puder fazer a sua parte”.
Personagens que fazem parte do Sítio do Picapau Amarelo, como o Visconde de Sabugosa, Emília e a Cuca também estiveram no Palácio do Planalto, participando da cerimônia. Na solenidade, o ministro Patrus Ananias anunciou três convênios que estavam sendo celebrados durante a solenidade. Um deles, com o Serviço Social da Indústria, para a entrega de mais dez caminhões equipados com cozinhas pedagógicas.