Lula convoca eleitos para o 2.º turno

Brasília – Os seis prefeitos do PT eleitos no primeiro turno das eleições municipais nas capitais devem se engajar nas campanhas dos candidatos dos partidos aliados do governo que disputam o segundo turno.

A recomendação foi feita ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião no Palácio do Planalto, aos prefeitos eleitos de Recife, João Paulo; Belo Horizonte, Fernando Pimentel; Macapá, João Henrique; Palmas, Raul Filho; Rio Branco, Angelim; e Aracaju, Marcelo Déda.

“O presidente Lula observou que já que fomos eleitos no primeiro turno, que participemos das campanhas nas cidades onde os partidos da base aliada estejam disputando o segundo turno”, disse o prefeito eleito de Belo Horizonte.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que não participará, diretamente, do segundo turno das eleições municipais, que acontecerá em 44 municípios com mais de 200 mil habitantes no próximo dia 31. A informação é do presidente do PT, José Genoino, que participou da reunião, no Palácio do Planalto, do presidente Lula com seis prefeitos petistas eleitos no primeiro turno nas capitais.

“Sobre a posição do presidente em relação a campanha eleitoral no segundo turno, ele não participará diretamente. Ele vai no momento em que achar conveniente, como aconteceu no primeiro turno, manifestar sua opinião favorável aos candidatos do PT e da base aliada”, disse Genoino.

O presidente Lula no entanto pediu aos seis prefeitos que se engajem nas campanhas dos candidatos aliados. Segundo o prefeito re-eleito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, a vitória no maior número possível de cidades com mais de 200 mil habitantes é importante para “a consolidação da base política que dá sustentação ao governo federal”.

Só o PT disputa o segundo turno em 24 dos 44 municípios que escolherão seus prefeitos em 31 de outubro. Os prefeitos Marcelo Déda e João Paulo já manifestaram a disposição de se engajar na campanha em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, onde a prefeita Marta Suplicy disputa a reeleição com José Serra, do PSDB,

Marcelo Déda observou que boa parte da população da cidade de São Paulo é nordestina. Seria para este grupo de eleitores que os prefeitos petistas nordestinos trabalhariam em São Paulo para tentar reverter a vantagem de José Serra no primeiro tuno.

Reforço

A candidata petista à Prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins, que no primeiro turno não teve o apoio do seu partido, já tem garantido reforço à sua campanha no segundo turno. Por conta de um acordo nacional com o PCdoB, a direção nacional do PT apoiou a candidatura de Inácio Arruda, em Fortaleza.

“A Luizianne será a nossa candidata em Fortaleza e eu já estou trabalhando para costurar alianças e apoio para ela ganhar da direita”, disse o presidente do PT, José Genoino. Luizianne Lins credenciou-se para o segundo turno em Fortaleza derrotando Inácio Arruda (PCdoB) e Antônio Cambraia (PSDB). Ela disputará a prefeitura com o pefelista Moroni Torgan.

Candidata será “estrela”

Fortaleza (AE) – Depois de ser maltratada pela cúpula nacional do PT, Luizianne Lins será a grande estrela da reunião que o presidente nacional do partido, José Genoino, convocou para quinta-feira com todos os petistas que disputarão o segundo turno da eleição municipal. “O PT vai me recolher de novo”, afirmou ontem a candidata petista à Prefeitura de Fortaleza. “Deixo de ser a gata borralheira”, completou, depois de fechar uma aliança com a ala do PT que apoiou o candidato do PC do B, Inácio Arruda, no primeiro turno.

Luizianne foi convidada pela executiva nacional do PT na noite de segunda-feira e, de pronto, aceitou ir à reunião. Ela desembarcará em São Paulo com o apoio integral do PT cearense, que se curvou ao resultado das urnas do primeiro turno. Mas ainda sem o apoio de outros partidos do campo da esquerda como PC do B e PDT, sua segunda prioridade, depois do PT. Derrotado por Luizianne, Inácio Arruda só vai se manifestar publicamente depois da reunião da direção nacional do PC do B, em Brasília, que terá presença do ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo