Brasília – Ao receber a presidente da Letônia, Vaira Vike-Freiberga, em visita oficial ao Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o país da União Européia a ingressar no projeto brasileiro de produção de biocombustível. Esta é a primeira vez que uma alta autoridade da ex-República da União Soviética visita o país.
?No campo dos biocombustíveis, em particular, convido a Letônia a engajar-se nessa verdadeira revolução energética?, afirmou o presidente Lula.
Assim como outros países da União Européia, a Letônia precisará aumentar a participação de combustíveis renováveis em sua matriz energética.
Em seu discurso de boas vindas, Lula também citou outras áreas que os dois países podem explorar: tecnologia da informação, processamento de alimentos, farmacêuticos, construção civil, metalurgia, turismo, serviços de consultoria, moda e design.
O presidente Lula mencionou o desempenho econômico da Letônia, que alcançou taxa de crescimento de 12%, a mais alta entre as nações da União Européia, e afirmou que a economia brasileira ?está reencontrando o caminho do desenvolvimento sustentável, com geração de empregos e distribuição de renda?.
Lula agradeceu o apoio do governo letão à candidatura do Brasil a um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A presidente Vaira Vike-Freiberga mencionou o interesse dos letões no biocombustível brasileiro e práticas agrícolas. Empresários do país visitaram um usina de etanol no interior de São Paulo.
Durante a visita não foram firmados acordos comerciais ou de cooperação.