Lula comete gafe e troca nome de ministras

Ao discursar no Palácio do Planalto na cerimônia do Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 8, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu hoje uma gafe e trocou o nome da ministra especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, pelo da ex-ministra especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Matilde Ribeiro, que deixou o cargo acusada de ter cometido irregularidades no uso de cartão de crédito corporativo. Em seguida, consertou, sem fazer qualquer referência a Matilde.

Na solenidade, Lula ouviu queixas de uma representante do Conselho Nacional das Mulheres, Nilza Iraci, de que a pasta precisava de mais recursos para desenvolver as políticas. "Precisamos de orçamento, apoio financeiro e gestão. Sem isso, não tem resultado", disse Iraci, que também defendeu o aborto em discurso. O presidente respondeu a ela, sugerindo que as representantes do conselho e do ministério e as mais de 50 parlamentares, todo ano, mandem adendos ao Orçamento no Congresso para conseguirem mais recursos à pasta.

Sobre o aborto, Lula preferiu não falar, embora ressalvasse que era "uma questão de honra" adotar uma política de família nas escolas para cuidar das crianças brasileiras. Ele defendeu também o uso de anticoncepcionais e a realização de vasectomia para assegurar o planejamento familiar. "Pode ser um pouco mais lento, mas nós vamos levar isso avante", assegurou. De acordo com o presidente, estas políticas irão adiante, apesar de o governo ter perdido R$ 40 bilhões do Orçamento que seriam destinados à saúde por causa da derrubada da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) pelo Congresso, no fim de 2007.

Depois de comemorar os resultados com a Lei Maria da Penha, que condenam homens que batem em mulheres. Lula elogiou o lançamento do 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e citou como uma das metas a reserva de 30% das vagas para mulheres nas frentes de trabalho do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo