Lula cobra que PAC saia do papel

 Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

Lula: relatório de acompanhamento das obras.

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou dos ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Casa Civil a apresentação, esta semana, de um relatório de acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mais detalhado do que o divulgado recentemente pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A informação foi divulgada ontem pelo secretário do Tesouro Nacional, Tarcísio Godoy. Ele informou também que representantes dos três ministérios fizeram reuniões até mesmo no domingo passado para preparar o relatório. ?O presidente (Lula) está cobrando?, disse Godoy.

O secretário contestou a avaliação de que a descoberta de fraudes em licitações de obras do governo federal feita pela Operação Navalha, da Polícia Federal, poderia atrasar o andamento das obras do PAC. ?A ação da Polícia Federal não afeta o PAC?, afirmou Godoy, enfaticamente. Reconheceu, no entanto, as dificuldades do governo em gastar os recursos previstos no PAC.

?Existem as dificuldades, e o governo está focado para atingir o que foi determinado no PAC?, disse. Ele negou, no entanto, que essas dificuldades estejam relacionadas às descobertas feitas pela PF. Questionado se o ritmo lento de investimento de recursos nas obras do PAC estava ligado a ?maracutaias?, Godoy respondeu: ?As dificuldades estão relacionadas à economia real. Tem que ter o projeto, a licitação, a obra, as medições… Não é fácil fazer os investimentos?, acrescentou.

O governo empenhou apenas R$ 1,9 bilhão para obras do PAC neste ano, enquanto o total previsto para 2007 é de R$ 15,76 bilhões.

Zimmermann nomeado, mas não para ministro

Brasília (AE) – Embora ainda não tenha sido confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o cargo de titular do Ministério de Minas e Energia, o engenheiro Márcio Zimmermann foi nomeado ontem presidente do Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cargo privativo de ministro.

A nomeação de Zimmermann foi publicada no Diário Oficial da União. Também foi publicada no Diário Oficial a exoneração de Silas Rondeau do mesmo cargo. A possível indicação de Zimmermann para substituir Silas Rondeau no Ministério de Minas e Energia foi anunciada pelo próprio presidente Lula em reunião com líderes da base aliada, há exatamente uma semana.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo