Lula chora em velório no CTA

São José dos Campos – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou, ontem, em São José dos Campos (SP), ao discursar durante velório das vítimas da explosão do foguete VLS na Base de Alcântara, na última sexta-feira. Apenas os corpos de 19 das 21 vítmas estavam no local. Dois outros corpos de vítimas permanecem em São Luís. O presidente chegou por volta das 10h20 para participar da cerimônia no Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos. O presidente se solidarizou com parentes das vítimas durante velorio. Em seguida, Lula acompanhou o culto ecumênico em memória dos mortos.

Lula prometeu que os filhos das vítimas receberão bolsas de estudo. “As crianças terão direito a bolsa até a formatura na universidade”, afirmou, um emocionado Lula. No rápido discurso, o presidente anunciou que as famílias dos 21 técnicos e engenheiros mortos em Alcântara serão indenizadas. O presidente chorou muito durante a cerimônia, que foi acompanhada por cerca de 1.500 pessoas. Lula viajou acompanhado dos ministros José Viegas (Defesa), José Dirceu (Casa Civil), Roberto Amaral (Ciência e Tecnologia), Celso Amorim (Relações Exteriores), dos presidentes da Câmara e do Senado, João Paulo Cunha e José Sarney, além do senador Aloysio Mercadante, do presidente da Agência Espacial Brasileira, Luiz Bevilacqua, e do presidente da Infraero, Carlos Wilson.

A explosão destruiu o veículo lançador de satélite (VLS) de 20 metros de altura e abortou a terceira tentativa do Brasil de se tornar o primeiro país da América Latina a mandar seu próprio foguete para o espaço. O VLS estava passando por testes finais para o lançamento, que aconteceria nesta semana.

Ainda na manhã de ontem, teve início a audiência pública que vai debater o acidente. O encontro ocorre na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, no plenário 3 da Câmara. Os deputados também vão discutir a utilização da Centro de Lançamentos por outros países. O governo brasileiro já decidiu que vai prosseguir com seu programa espacial, mesmo após o grave acidente na Base de Alcântara, no Maranhão. A garantia foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em um rápido, porém emocionado discurso realizado durante a missa fúnebre, o presidente disse que a melhor maneira de homenagear “esses verdadeiros heróis da pátria” é prosseguir com o programa espacial brasileiro. “Em nome de 176 milhões de brasileiros que sofrem com a perda irreparável desses 21 trabalhadores-heróis, quero homenagear os mortos e suas famílias”, destacou ele.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo