Lula chega para Cúpula de Chefes de Estado em Lima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, no Museu Nacional do Peru, em Lima, da V Cúpula de Chefes de Estado da América Latina, Caribe e União Européia. O presidente brasileiro estará em uma série de debates sobre exclusão social, fome, etanol, mudanças climáticas e energia. A cúpula se inicia em clima de tensão.

A polícia internacional, a Interpol, divulgou ontem trechos de supostos e-mails encontrados num computador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que mostrariam vínculo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, com a guerrilha colombiana.

Nas primeiras declarações sobre as acusações da Interpol, Chávez disse que responderá a todas as "provocações". O clima pode esquentar, segundo diplomatas que participam da cúpula. Tanto Chávez quanto o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, já estão em Lima.

Lula comentou ontem rapidamente sobre as Farc ao responder uma pergunta das polêmicas de Chávez. "Hoje, com exceção das Farc, não tem grupo armado, não tem guerrilha, não tem terrorismo. Temos países construindo a democracia, isso é o que interessa", afirmou. O governo brasileiro não classifica as Farc como um grupo terrorista.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo