Agência Câmara

– O presidente do PT, deputado federal reeleito José Dirceu, afirmou ontem em Brasília que o partido está trabalhando para garantir as condições favoráveis para iniciar o novo governo a partir de 1.º de janeiro. O deputado disse que recebeu dos líderes da base aliada do governo Fernando Henrique Cardoso a sinalização positiva de que até o fim do ano matérias de interesse do futuro governo serão votadas, como as Medidas Provisórias que tramitam no Congresso Nacional e preocupam o partido. A preocupação é reduzir as taxas de juros e retomar o crescimento econômico.

José Dirceu adiantou que haverá dinheiro suficiente no Orçamento de 2003 para as prioridades estabelecidas pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para o ano que vem. “Nós vamos criar as condições no Orçamento para que o futuro presidente possa atender o salário mínimo, o combate à fome e as medidas que precisam ser tomadas no área de segurança pública”, disse.

Em relação ao salário mínimo, Dirceu evitou falar em valores. Segundo ele, o novo mínimo deverá ser anunciado próximo à data de seu reajuste. No entanto, uma das condições estabelecidas pelo PSDB e PFL para apoiar as matérias propostas pelo PT é que o salário mínimo seja reajustado para R$ 240. Na terça-feira, o acordo dos atuais líderes governistas e do futuro governo será colocado à prova. Os deputados devem votar a medida provisória que acabou com o efeito cascata no PIS/Pasep e que prevê a prorrogação da alíquota máxima do Imposto de Renda da pessoa física em 27,5% durante 2003.

continua após a publicidade

continua após a publicidade