Pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipespe nesta segunda-feira (25), apontou o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 35%.
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Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9% das intenções de voto, a senadora Simone Tebet (MDB), com 4%, e André Janones (Avante), com 2%. Votos brancos e nulos somaram 4%, enquanto os indecisos marcaram 2%.
Intenção de voto para a Presidência da República
1º turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado) – cenário 1
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 44%
Jair Bolsonaro (PL) – 35%
Ciro Gomes (PDT) – 9%
Simone Tebet (MDB) – 4%
André Janones (Avante) – 2%
Pablo Marçal (Pros) – 1%
Felipe d’Avila (Novo) – 1%
Eymael (DC) – 0%
Vera Lúcia (PSTU) – 0%
Sofia Manzano (PCB) – 0%
Luciano Bivar (União Brasil) – 0%
Leonardo Péricles (UP) – 0%
Brancos e nulos – 4%
Não sabe/Não respondeu – 2%
Cenários de 2º turno
Lula x Bolsonaro
Lula (PT) – 53%
Bolsonaro (PL) – 36%
Brancos, nulos e NS/NR – 11%
Lula x Ciro
Lula (PT) – 53%
Ciro (PDT) – 29%
Brancos, nulos e NS/NR – 19%
Lula x Simone Tebet
Lula (PT) – 55%
Simone Tebet (MDB) – 23%
Brancos, nulos e NS/NR – 22%
Ciro x Bolsonaro
Ciro (PDT) – 46%
Bolsonaro (PL) – 41%
Brancos, nulos e NS/NR – 13%
Bolsonaro x Simone Tebet
Simone Tebet (MDB) – 41%
Bolsonaro (PL) – 39%
Brancos, nulos e NS/NR – 21%
Metodologia da pesquisa Ipespe
A pesquisa eleitoral encomendada pela XP Investimentos para a Ipespe entrevistou 2 mil pessoas presencialmente, entre os dias 20 e 22 de julho. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,45%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número BR-08220/2022.
Por que a Tribuna e Gazeta do Povo publicam pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo e a Tribuna publicam há anos as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta e a Tribuna consideram que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.