Lula ausente da festa dos 25 anos do PT em PE

São Paulo – O presidente nacional do PT, José Genoino, confirmou anteontem a ausência do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na festa de comemoração dos 25 anos do partido, realizada ontem em Recife. Genoino disse que o PT não tem ?condições materiais? para bancar o deslocamento de Lula e seu ?staff? à capital pernambucana. Por não ser um evento oficial do governo, os gastos não poderiam ser custeados pela União.

O presidente do PT alegou ainda que Lula está ocupado com a conclusão da reforma ministerial. Ele negou que o cancelamento tenha sido motivado por um possível clima de constrangimento com os petistas pernambucanos, que são contra a saída do ministro Humberto Costa (Saúde), que deverá ser substituído por Ciro Gomes (Integração Nacional).

Genoino tentou desvincular a escolha de Pernambuco como estado-sede da festa, dos problemas que o partido enfrenta em Minas Gerais, onde o evento seria realizado. A transferência do evento de Belo Horizonte para Recife foi decidida em retaliação à candidatura dissidente de Virgílio Guimarães (PT-MG) à presidência da Câmara. O partido apoiava Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

A esquerda petista reúne-se hoje em São Paulo com o objetivo de criticar a política econômica do governo do presidente Lula e a condução do PT que, conforme a definição de um dos participantes do evento, se tornou ?um partido de notáveis?. O encontro é uma comemoração paralela. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo