O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a preservação de seu índice de popularidade entre março e o início deste mês se deve ao fato de o povo ?perceber? a rota de crescimento econômico do País e o impacto de indicadores favoráveis. Pesquisa do Instituto Datafolha feita entre os dias 1º e 2 deste mês, duas semanas após o acidente da TAM, mostrou que 48% da população consideram seu governo ótimo ou bom, mesmo índice de março.

continua após a publicidade

Ao chegar ao hotel onde vai ficar durante sua visita ao México, Lula preferiu repetir sua máxima de que as pesquisas de opinião não o ?preocupam?. O que me ?preocupa? é que os números da economia são mais do que satisfatórios?, declarou. ?Acredito que o Brasil entrou definitivamente no caminho do crescimento e do desenvolvimento. O povo tem percebido isso porque resulta em conquistas diretas para a sociedade?, completou, visivelmente animado.

Em Manaus, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ser ?normal? que o prestígio de Lula não tenha sido abalado. ?Os incidentes não podem ser atribuídos exclusivamente ao presidente e não o são, e isso mostra que estamos agindo.? Para ele, o acidente não abalou a popularidade de Lula porque ?há uma percepção nítida da população de que o governo não está parado?.

continua após a publicidade