continua após a publicidade

Brasília (AE) – O governo vai aumentar em R$ 1,7 bilhão os recursos para a educação em 2005. A informação foi divulgada ontem, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no seu programa de rádio "Café com o Presidente". Em 2006, segundo o presidente, o aumento será maior. Lula afirmou que foram aumentadas em 34% as verbas para a manutenção das universidades públicas. "Até o final de 2005 vamos contratar 6 mil novos professores e estamos fazendo 12 projetos de expansão das universidades federais brasileiras", anunciou.

O presidente reafirmou que o programa de abertura de vagas em 1.200 universidades particulares, o Prouni, em 600 cidades, deverá assegurar o ingresso de 115 mil estudantes das escolas públicas. "Estamos privilegiando os estudantes pobres", disse o presidente Lula. Durante o programa radiofônico, Lula anunciou ainda que a política de alfabetização do governo atingirá 1 milhão e 800 mil jovens já em 2004. Em 2005, a meta é alfabetizar 2 milhões de jovens e adultos. Além disso, R$ 130 milhões serão destinados à formação profissional.

Lula também anunciou novidades para as universidades federais. O presidente informou que até o fim do ano que vem vai contratar seis mil novos professores e que a verba de custeio aumentou 34% para 2005. Ele disse que o governo está desenvolvendo 12 projetos de expansão das universidades federais.

continua após a publicidade