O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou nesta segunda-feira (31) a população para os cuidados necessários para conter a epidemia de dengue no Rio de Janeiro.
"Nós temos que cuidar dela muito antes das pessoas serem picadas pelo mosquito. Temos que cuidar antes, que fazer limpeza antes, porque quando o mosquito morde ai já é mais delicado", disse.
Ao discursar na assinatura da ordem de serviço para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Baixada Fluminense, o presidente Lula lembrou que as responsabilidades são compartilhadas.
"E aí tem a responsabilidade do presidente, do governador, do prefeito, de cada habitante deste país, porque se a gente não limpar a água que está empossada na nossa casa, na nossa rua, na nossa cidade, no nosso estado, todos seremos vítimas da irresponsabilidade", afirmou.
O Rio de Janeiro é o estado onde se registra atualmente o maior número de casos de dengue no país. Um gabinete de crise foi formado pelos governos federal, estadual e municipal para administrar a epidemia.
Nesta segunda-feira (31) foram montados hospitais de campanha das Forças Armadas para atender as pessoas suspeitas de terem contraído a doença e que estão sobrecarregando o sistema público de saúde.
Uma das unidades do hospital de campanha está instalada na Baixada Fluminense, um dos locais com maior incidência da doença.