O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em Zurique, na Suíça, que deixará o país com duas vitórias. A primeira é a escolha do Brasil pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar a Copa do Mundo de Futebol 2014. A segunda é o estreitamento das relações entre o Brasil e a Suíça.
?Quando eu pegar o avião hoje à tarde para regressar ao Brasil, sairei com duas vitórias. Não, um empate, que é a boa relação entre Suíça e Brasil, que pode se aperfeiçoar muito depois da nossa visita, e a outra é levar a Copa do Mundo para o Brasil, depois de 64 anos?, disse Lula.
O presidente fez a declaração em entrevista coletiva após reunião com a presidente da Suíça, Micheline Calmy-Rey, ministra das Relações Exteriores.
Lula está em Zurique para acompanhar o anúncio, pela Fifa, do país que sediará a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O Brasil é candidato único e deve ser confirmado como anfitrião do campeonato pela segunda vez, em cerimônia marcada para o meio-dia (horário de Brasília). O mundial foi realizado em território brasileiro pela primeira vez em 1950.
No encontro com Micheline Calmy-Rey, o presidente Lula combinou de retornar à Suíça no ano que vem para tratar de acordos de cooperação em áreas como ciência e tecnologia. Na entrevista coletiva após o encontro, Lula recebeu da presidente suíça uma bola de futebol e, bem-humorado, brincou: ?Pela nossa proximidade com a Guiana Francesa, vim reivindicar o direito de fazer parte do campeonato europeu?.