Lula: candidato mantém liderança e volta a abrir vantagem. |
Brasília – A pesquisa CNT-Sensus divulgada ontem sobre a sucessão presidencial revela uma pequena oscilação do desempenho dos candidatos, confirmando que o candidato da Frente Trabalhista (PPS-PTB-PDT), Ciro Gomes, está consolidado no segundo lugar. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 34,9% dos votos, seguido por 25,5% de Ciro Gomes. O terceiro lugar é disputado por José Serra (PSDB), que tem 13,4% dos votos, e Anthony Garotinho (PSB), com 12,5%. A pesquisa foi feita entre os dias 30 de julho a 1.º de agosto, com 2 mil entrevistados em 195 municípios. A margem de erro é de aproximadamente três pontos percentuais, segundo o instituto.
Na simulação de segundo turno, Lula venceria Ciro Gomes por 47,1% a 43,1%. O petista vence em todas as simulações com os demais candidatos. O diretor da Sensus, Ricardo Guedes, diz que o resultado da pesquisa demonstra que as denúncias contra aliados de Ciro Gomes parecem não ter atingido sua candidatura. O coordenador da campanha de Ciro, José Carlos Martinez (PTB), afastou-se do cargo na semana passada após não conseguir explicar o empréstimo que fez em 1991 com o então tesoureiro da campanha de Fernando Collor de Mello, PC Farias.
A candidatura de Ciro também parece ter sobrevivido às denúncias contra seu vice, o sindicalista Paulo Pereira da Silva, acusado de utilizar irregularmente verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) durante sua gestão na Força Sindical. Na avaliação do especialista em pesquisas, o eleitorado mostra a tendência de buscar uma opção que não represente a continuidade do atual governo e nem a esquerda, tradicionalmente identificada pela candidatura de Lula.
O instituto também divulgou ontem a pesquisa realizada entre os dias 22 e 25 de julho, que ainda não tinha sido tornado pública por questionamentos na Justiça. A coligação Grande Aliança (PSDB-PMDB), do candidato José Serra, questionou os métodos da pesquisa e impediu sua divulgação. O Tribunal Superior Eleitoral autorizou a divulgação desde que so instituto excluísse a parte da pesquisa que se referia aos candidatos a vice. Nesta pesquisa de julho, Lula tinha 33,8%, Ciro 24,4%,Serra 14,3%, e Garotinho 11,5%.
Os pesquisadores do Sensus afirmaram que não se pode concluir que José Serra foi o único candidato que caiu nas pesquisas, já que a oscilação é muito pequena. A ascensão de Ciro Gomes é brusca quando se compara com o resultado da pesquisa feita entre os dias 16 e 20 de junho. Na ocasião, o candidato da Frente Trabalhista tinha apenas 14,3% dos votos, enquanto o tucano José Serra estava em segundo lugar com 20,9%. Lula permanecia no patamar de 36%.