Uma loja de fogos de artifício explodiu nesta manhã na cidade de Seara, localizada no oeste do Estado de Santa Catarina, entre os municípios de Chapecó e Concórdia. Conforme informações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a explosão aconteceu quando funcionários da loja Tecsetel Pirotécnica carregavam fogos de artifício que seriam utilizados para a festa de réveillon.
Quatro pessoas estavam no local e duas delas tiveram ferimentos: o proprietário da loja, Gilmar Barbieri, e seu funcionário, Márcio da Fonseca. O primeiro teve ferimentos leves nas pernas e Fonseca fraturou um dos braços, tendo que ser transferido para a cidade de Concórdia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o barulho da explosão, que atingiu uma raio de 300 metros, foi ouvido em toda a cidade, de cerca de 20 mil habitantes. Cerca de 25 casas tiveram as janelas e os telhados danificados. Foram causados danos também à igreja da cidade e ao Hospital São Roque, único do município catarinense, que teve 80% das janelas danificadas, com os vidros quebrados por causa da explosão.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Valdir Prior, o fogo foi controlado rapidamente e não houve grandes problemas para o resgate dos feridos. "Controlamos a situação de maneira rápida", disse.
O Hospital São Roque, apesar das janelas quebradas, voltou a atender a população no período da tarde, após um mutirão realizado pelos funcionários para a limpeza do estabelecimento. A administração do hospital confirmou que Fonseca foi transferido apenas porque o município não tinha à disposição um médico ortopedista.