Foi lançada nesta quarta-feira, 21, a logomarca das comemorações dos 450 anos do Rio, que serão comemorados em 2015. A imagem tenta remeter a uma pessoa de perfil. O prefeito Eduardo Paes (PMDB) apresentou a marca e o calendário dos festejos, que começam no próximo réveillon e terminam no fim de 2015, quando a cidade será “entregue” para os Jogos Olímpicos de 2016.

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A logomarca foi criada pelo escritório Crama Design Estratégico e superou outros 27 concorrentes no concurso público promovido pela prefeitura. A fácil reprodutibilidade foi um dos principais critérios para a escolha no concurso, cuja gestão coube ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e ao Centro Carioca de Design (CCD), com o respaldo da Associação dos Designers Gráficos do Brasil. Segundo os criadores, o desenho inspira um sorriso e pode ser personalizado e compartilhado facilmente.

O corpo de jurados responsável pela escolha reuniu o arquiteto Washington Fajardo, presidente do IRPH, o diplomata Marcelo Calero, presidente do Comitê Rio450, o publicitário André Eppinghaus, o artista plástico Ângelo Venosa e os professores Bruno Porto (UnB), Evelyn Grumach (PUC-Rio) e Joaquim Redig (PUC-Rio).

“Quando lançamos o comitê dos 450 anos (em 2013) era o auge do mau humor do carioca com a sua cidade, com muita contestação, manifestação. Mas o Rio tem muito o que comemorar. Talvez o último momento em que a cidade tenha conseguido olhar para frente foi nos 400 anos (em 1965). Vamos deixar esses 50 anos para trás”, disse Paes.

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O artista plástico Elifas Andreato criticou a escolha da marca. “O Rio tem uma beleza extraordinária, reconhecida mundialmente, e a marca não tem qualquer identificação com a cidade. Além disso, é mau realizada do ponto de vista técnico. Não há argumentos para defender essa escolha”, afirmou.

Eventos.

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Também foram divulgadas as seis ideias vencedoras de um concurso para escolher eventos comemorativos. Cerca de 1,5 mil sugestões foram enviadas pela população e entre as escolhidas está a apresentação de 450 minutos de bossa nova em um festival em Ipanema e um mutirão de pintura de fachadas na zona oeste.F