Brasília (AE) – O Comando da Aeronáutica informou na tarde de ontem, em nota, que foram encontradas as caixas-pretas do Boeing da Gol que caiu sexta-feira passada, após um choque com um jato Legacy. ?Foram encontrados também os equipamentos de gravação de voz (voice recorder) e de dados (digital flight data recorder) da aeronave B-737 da Gol, que serão encaminhados à comissão de investigação do acidente para serem analisados?, informa.
Por volta das 15h30 de ontem, as equipes de resgate encontraram ?vários corpos que serão encaminhados hoje à base de apoio na Serra do Cachimbo para que os peritos legistas possam dar prosseguimento aos trabalhos de preparação para identificação?. A nota destaca também que prossegue a operação militar de resgate das vítimas na área dos destroços do avião acidentado da Gol, vôo 1907, e que 75 militares do Exército e Aeronáutica estão trabalhando na operação. segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), já dá para ter uma idéia de como pode ter acontecido o acidente entre o Boeing 737-800 da Gol e o jato Legacy Next Generation. Considerados os indícios preliminares, o Legacy deve ter atingido o avião da Gol na seção traseira, na altura da cauda. ?No choque, o jato teria acertado o profundor e o estabilizador horizontal do avião?, disse o brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero. ?Sem essas peças, o piloto perde o controle do aparelho, que cai de bico, no sentido vertical?.
O profundor e o estabilizador compõem o leme, determinando a posição da proa do avião. O Legacy pousou na Base Aérea do Cachimbo, no Pará, praticamente intacto. Sofreu uma pequena avaria no winglet, uma extensão da asa. O jatinho pegou o Boeing de raspão. Mas acredita-se que o Legacy tenha atingido uma parte vital do comando do aparelho. ?Provavelmente pegou o sistema elétrico e hidráulico do estabilizador?, afirmou o brigadeiro. No ar, o sistema mantém o avião equilibrado, em vôo horizontal.
Há outros indícios que comprovam que o avião teria caído na vertical ou, ao menos, em ângulo agudo. ?O 737 não arrastou árvores da densa floresta amazônica durante a queda?, disse Pereira. O avião da Gol voava a 821 quilômetros por hora, quase na mesma velocidade do outro jato. O Boeing, na hora do acidente, estava a 17 mil pés (11.212 metros de altitude). Se estivesse na rota original, o Legacy trafegaria a 16 mil pés (10.909 metros).
O avião da Gol não explodiu no ar. Isso porque o piloto desligou os motores durante a queda para evitar um incêndio. O recurso é muito comum numa situação de emergência, pois pode haver vazamento de combustível. O Boeing também não explodiu ao bater no chão. A fuselagem foi encontrada no meio da mata, de ponta-cabeça, com o trem de pouso virado para cima, reforçando a tese da queda na vertical.
