Brasília – Após dois meses de sua posse no Ministério de Minas e Energia, o ministro Edison Lobão anunciou nesta quinta-feira (6) os novos nomes para ocuparem postos de comando nas estatais do setor elétrico.
Na Eletrobrás, a composição de toda a diretoria já foi definida. O presidente da estatal será o engenheiro eletricista José Antônio Muniz Lopes, ex-presidente da Eletronorte e afilhado político do senador José Sarney (PMDB-AP). A Diretoria Financeira ficará com Astrogildo Quental, engenheiro civil.
O prefeito de São Paulo na década de 70 Miguel Colasuonno ocupará a Diretoria Administrativa da estatal e a de Projetos Especiais terá o comando do engenheiro eletricista Ubirajara Meira. Outro engenheiro, Valter Cardeal, será o diretor de Engenharia da Eletrobrás.
?Todos os nomes foram avaliados cuidadosamente para que não se cometam equívocos?, disse o ministro.
Lobão também confirmou a indicação de Lívio de Assis, atual diretor do Departamento de Trânsito do Pará, para a presidência da Eletronorte. Assis é uma indicação do deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA).
O ministro negou que o processo de nomeações tenha provocado desconforto na relação entre parlamentares do PMDB e o Palácio do Planalto. ?Não restou absolutamente nenhuma rusga. Houve indicações de políticos que tiveram o cuidado de apontar nomes à altura [dos cargos] e eu não aceitaria nomear ninguém que não estivesse?, afirmou Lobão.
Edison Lobão informou que também serão promovidas mudanças na presidência e em uma diretoria da Eletrosul, mas as definições devem ocorrer na próxima semana.