São Paulo

  – O presidente da República Fernando Henrique Cardoso é tema de um livro de um autor americano. O professor do departamento de Sociologia da Universidade Rutgers, Camden (EUA), Ted Goertzel, é o autor de “Fernando Henrique Cardoso e a reconstrução da democracia no Brasil”, cujo lançamento contará com o próprio presidente, na quinta-feira ( 21), às 18h30, no Clube das Nações Unidas, em Brasília (DF).

Nos Estados Unidos, o título foi lançado pela editora da universidade em 1999 com o nome “Fernando Henrique Cardoso: Reinventing Democracy in Brazil”, que se refere à reinvenção e não à reconstrução da democracia no País, como registra a versão brasileira. No ano em que FHC foi eleito presidente pela primeira vez o Brasil tentava esquecer os 34 anos vividos entre ditadura (30 anos) e o primeiro governo democrático, de Fernando Collor de Mello, impedido de comandar o País.

A edição brasileira, lançada no início do mês, foi ampliada e adaptada pelo autor e produzida pela Editora Saraiva. Ela traz uma biografia do presidente e um panorama histórico do País de 1950 até as eleições de 2002. No site do autor (www.crab.rutgers.edu/~ goertzel) um dos links leva a uma galeria de fotos. As duas primeiras, que abrem a página, mostram FHC com Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito do Brasil.

O sociólogo Ted Goertzel é especialista em Brasil e América Latina, e este trabalho é resultado de uma extensa pesquisa baseada em documentos e entrevistas com o próprio presidente, sua mulher Ruth Cardoso e dezenas de personalidades do mundo político e econômico brasileiro. Além disso, o trabalho contou com colaboradores e revisores.

O livro aborda com detalhes os oito anos de governo FHC, mas não se restringe a este período. Em linha com a vida de FHC, desde a infância, a obra vai revelando as épocas vividas pelo presidente até chegar ao poder. Segundo FHC, seus avós e pais foram uma “catapulta para o poder” que acabou assumindo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade