Agentes da Policia Rodoviária Federal (PRF) de todo País foram impedidos de realizar manifestações hoje por força de uma liminar concedida pela 19ª Vara do Ministério Público Federal, do Distrito Federal. A multa para quem desrespeitar a decisão é de R$ 500 mil. Para esta quarta-feira (19), a categoria havia planejado uma operação-padrão, que consistiria na fiscalização de veículos.

continua após a publicidade

Os protestos contra o governo federal ocorreriam em todo o País. A categoria exige mais dez mil vagas na corporação, ampliação do quadro de profissionais com 3º grau, reposição salarial referente aos adicionais cortados desde junho de 2006 e implantação do novo Plano de Cargos e Carreira (PCC).

Em Alagoas, eles foram impedidos de protestar em pelo menos dois pontos do Estado. As manifestações aconteceriam pela manhã, no posto de Maceió e no município de São Sebastião, na divisa com Sergipe. Cerca de 70 policiais – de um total de 174 – realizariam a operação-padrão.

Crítica

continua após a publicidade

O recurso utilizado pelo governo federal para impedir a mobilização foi duramente criticado pelo presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários de Alagoas, Tácio Melo da Silveira. "Não entendemos porque o governo adotou essa postura. Ele (governo) deveria nos apoiar, uma vez que estamos solicitando mais pessoal e qualificação profissional, o que aperfeiçoaria os serviços prestados à sociedade", avaliou.