Líder de movimento popular de Curitiba será homenageado por Lula

O presidente da União Geral de Bairros de Curitiba e Região Metropolitana, Jairo Graminho, será homenageado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (24) no Paraná. Graminho, 80 anos, milita desde os 18 no movimento popular pelo direito à moradia em Curitiba. ?Sou um dos pioneiros. O movimento popular de Curitiba nasceu em 1975, numa luta pela garantia da posse de moradores que viviam em favelas e terrenos irregulares. Isto vem se batendo até hoje, a reivindicação continua até hoje?, diz Graminho sobre sua trajetória de lutas.

?O senhor Jairo Graminho simboliza a luta do movimento pela habitação no Paraná. Foi o primeiro a fundar uma associação de moradores em Curitiba. É mais do que justa a homenagem propostas pelos companheiros do PT. É uma pena que a Câmara de Vereadores de Curitiba não tem esse entendimento, da grandeza que Graminho representa aos movimentos sociais da capital?, destaca o assessor especial de Governo para Assuntos de Curitiba, Doático Santos.

Exemplos

Graminho e Doático foram apontados pelo vereador Roberto Hinça (PDT), relator da CPI da Invasão, como suspeitos de articular as três últimas ocupações realizadas neste ano em Curitiba. ?A Câmara de Vereadores deveria fazer uma homenagem ao Jairo Graminho com o titulo maior que a casa possa dar, pela luta dele e pelo o que ele simboliza?, disse o coordenador da Frente Ampla pelos Avanços Sociais, Joel Benin.

Mesmo com a tentativa da Câmara de Vereadores em criminalizar representantes dos movimentos sociais, Graminho sustenta que a regularização fundiária continua na pauta de reivindicação do movimento popular de Curitiba. São mais de 80 mil famílias, cerca de 200 mil pessoas, que vivem nessa situação. ?Há projetos bem sucedidos para resolver a questão. A Vila Zumbi (Colombo) e Guarituba (Piraquara) são exemplos?, aponta Graminho. ?São dois projetos que devem ser estendidos às outras áreas de Curitiba com a participação da prefeitura e dos governos federal e estadual. Todos devem se envolver para resolver a situação?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo