Alunos da 4ª série que tiveram a lição de casa corrigida pelos professores durante o ano escolar conseguiram notas 27,3% mais altas em Língua Portuguesa e 26,1% mais altas em Matemática, na avaliação da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Os dados divulgados nesta quinta-feira (13) na capital paulista fazem parte do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado (Saresp 2007).
Na prova de Português, em uma escala de 100 a 500 pontos, a média dos alunos com lição corrigida pelos educadores foi de 190 7 pontos, contra 149,8 pontos daqueles sem correção. Em Matemática, quem teve a lição vista pelo professor conseguiu 188 6 pontos, enquanto os estudantes sem revisão ficaram com 149,5 pontos
A correção das tarefas complementares ajudou a determinar a faixa de desempenho dos alunos. A nota média de quem teve a lição revisada ficou dentro do desempenho "básico" (entre 150 e 200 pontos). Já quem ficou sem correção acabou avaliado como "abaixo do básico" (menos de 150 pontos). No entanto, ambas classificações ainda estão aquém do desempenho considerado "adequado" (de 200 a 250 pontos)
Na opinião da secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, os dados mostram a importância de cobrar dedicação dos alunos. "Quem é exigido e recebe atenção constantemente acaba tendo melhores resultados", afirmou. A pesquisa do Saresp mostrou ainda que 85,7% dos professores corrigem as tarefas de casa dos estudantes, 5,2% não corrigem e outros 7,8% não passam lição.