Um dia depois de ter invadido o Palácio do Planalto, o lavrador baiano Ângelo de Jesus retornou nesta sexta-feira (21) à sede do governo e pediu desculpas aos seguranças. Carregando uma imagem de São Lázaro, Ângelo disse que a desesperada tentativa de conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha um único objetivo: salvar a Bahia da corrupção. "Eu tenho orgulho de ser brasileiro mas a Bahia está afundando por causa dos prefeitos corruptos", afirmou o lavrador, que mora em Pindobaçu, no interior baiano.

continua após a publicidade

Sem conseguir audiência com Lula – que hoje está em Manaus -, Ângelo foi recebido pelo chefe-de-gabinete, Gilberto Carvalho. Saiu do Planalto com uma passagem de ônibus para a sua cidade e várias fotos ao lado de Carvalho, na ante-sala do gabinete presidencial. "Eu sei que Lula vai me agradecer muito. Ele não sabe que o dinheiro que manda para as cidades não chega lá", insistiu Ângelo.

Portador de hanseníase, o lavrador foi internado ontem no Hospital das Forças Armadas após ter sido contido por seguranças do Planalto, que chegaram a algemá-lo. Seu diagnóstico foi de distúrbio psiquiátrico. Ângelo estava desorientado e disse que não comia havia quatro dias. Questionado se havia sido bem tratado no hospital, abriu um sorriso: "Eu estava no céu".

continua após a publicidade