Ladrões levam mais de 1.200 computadores de 4 escolas

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga o roubo de 1.264 computadores portáteis numa sequência de assaltos ocorrida em 21 dias. Os roubos foram feitos em quatro das seis escolas municipais de São José da Lapa (região metropolitana de Belo Horizonte).

A ação dos assaltantes foi semelhante em todos os casos. Quatro ladrões armados com revólveres renderam os vigias das escolas, arrombaram as salas onde estavam os equipamentos e usaram uma van branca para fugir com os computadores, que eram usados por alunos do ensino fundamental.

Segundo a Secretaria da Educação do município, o primeiro assalto aconteceu no dia 22 de setembro, quando foram levados 201 computadores. No último fim de semana, os ladrões voltaram a agir e roubaram outras três escolas, levando outros 1.063 aparelhos.

Nenhum suspeito foi preso e a polícia mantém sigilo para não prejudicar as investigações. Além dos vigias, as escolas possuem equipamentos de segurança, mas os ladrões usaram máscaras para esconder os rostos.

A Prefeitura de São José da Lapa fez empréstimo de R$ 715 mil no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para comprar 2.079 computadores com acesso à internet para os alunos das seis escolas municipais.

O financiamento foi feito por meio de um programa do governo federal (Prouca – Programa Um Computador por Aluno) com o intuito de promover a inclusão digital nas escolas da rede pública.

No começo do ano, uma outra escola da cidade foi assaltada. Na época, os ladrões levaram alimentos e outros materiais da escola com um caminhão.