Kofi Annan, ex-secretário-geral das Nações Unidas (1997-2006) e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2001, fará a palestra de abertura do IV Congresso Brasileiro de Publicidade no próximo dia 14 de julho, às 14 horas. Annan falará sobre "Liberdade", tema que desenvolverá a partir da sua experiência à frente da ONU. É a segunda vez que ele vem ao Brasil. Na primeira, veio para o enterro de Sérgio Vieira de Melo, diplomata brasileiro da ONU morto no Iraque em 2003. 

continua após a publicidade

Sua atuação também foi marcada pela defesa do multilateralismo e do respeito aos direitos humanos e ao Estado de Direito. "Nenhum país pode garantir sua segurança tentando dominar os outros. Todos compartilhamos da responsabilidade de garantir a segurança", disse Kofi Annan em seu discurso de despedida do cargo, em 11 de dezembro de 2006. 

Recentemente, Annan voltou a exercer sua reconhecida capacidade de conciliador ao intermediar um acordo de paz entre facções rivais no Quênia, impedindo a evolução das hostilidades que poderiam resultar em uma guerra civil. Também na África, se pronunciou a respeito das recentes e polêmicas eleições no Zimbábue.

continua após a publicidade