Buenos Aires – O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, chegou ontem à noite ao Brasil. Essa é a sua primeira viagem ao exterior desde que tomou posse, em 25 de maio. Néstor Kirchner encontra-se hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A prioridade de Kirchner é o Mercosul. O presidente argentino é contra a política de alinhamento automático com os Estados Unidos, adotada pelo ex-presidente Carlos Menem e mantida por seu sucessor, Fernando De la Rúa. Nos seus discursos, Menem e De la Rúa também davam prioridade ao Mercosul, mas consideravam que a Argentina deveria negociar bilateralmente com os Estados Unidos, se as negociações em bloco demorassem.

Antes de iniciar a visita ao Brasil, Kirchner se encontrou com o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell. Na reunião foi discutida a dívida externa de US$ 50 bilhões, que a Argentina deixou de pagar em janeiro de 2002, quando decretou moratória. Kirchner explicou que o seu governo quer renegociar a dívida, mas só poderá pagá-la se o novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) contemplar prazos maiores e não propuser metas cujo cumprimento prejudicará o crescimento da economia argentina ou o bem-estar da população. Segundo o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Rafael Bielsa, Powell concordou com Kirchner.

continua após a publicidade

continua após a publicidade