Justiça mantém placa com dizeres religiosos em cidade do interior de SP

A 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que o totem com os dizeres ‘Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo’ deve ser mantido na alça de acesso da Avenida Dom Aguirre à rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho).

A remoção da placa foi pedida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo sob o fundamento de que o totem violaria a liberdade de crença e o Estado laico.

Em março de 2014, a remoção do totem havia sido autorizada pelo juiz José Eduardo Marcondes Machado, da Vara da Fazenda Pública.

À época, o juiz havia considerado que o privilégio a uma crença é ‘inadmissível em matéria de liberdade religiosa’.

Em novo julgamento da ação na terça-feira, 14, depois que o Ministério Público recorreu da sentença, o relator do processo no Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Oscild de Lima Júnior, disse que a placa não ofende a liberdade religiosa ou a laicidade do Estado. Para o relator, ‘o Brasil foi colonizado e formado dentro dos parâmetros da civilização cristã’. “Esse é um fato indesmentível a que não se pode fugir, tornando a questão muito mais cultural do que religiosa.”

MPE

O Ministério Público do Estado de São Paulo informou que ainda não foi intimado da decisão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo